HSMEXPO11: Por um Brasil competitivo

HSMEXPO11: Por um Brasil competitivo

· Gestão

Presidente da sétima maior empresa de softwares aplicativos, Cosentino estará presente no auditório principal da HSM ExpoManagement 2011

Laércio Cosentino, fundador e presidente da TOTVS, acredita no Brasil. Ele está à frente da maior empresa de softwares aplicativos sediada em países emergentes e sétima maior no mundo, e aposta em trazer para solo latino-americano empregos de grande valor agregado que contribuam para a construção de uma sociedade melhor. Segundo o empresário, o País pode despontar como grande fornecedor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e também se destacar em outros setores.

Em entrevista concedida ao jornalista Heródoto Barbeiro, durante a HSM ExpoManagement 2010, o empresário avaliou que é chegado o momento de executar as reformas necessárias. “É hora de investir nas carreiras e nas empresas para dar certo. Hoje, tem muita gente acreditando no País. Mas ainda há muita coisa a fazer”, afirmou.

O empresário, que será um dos palestrantes da HSM ExpoManagement 2011, que será realizada entre os dias 7 e 9 de novembro m novembro, em São Paulo, considera que realizar as reformas política, judiciária, tributária, fiscal e trabalhista é como transpor um muro. “Ele tem que ser retirado de nossa frente. Não concorremos mais com o vizinho como era antigamente. Agora, a concorrência é global”, afirmou.

No campo da TIC, a Brasscom (Brazilian Association of Information Technology and Comunication Companies) tem se empenhado em projetar mundialmente nosso know-how de convergência digital e aumentar a exportação de softwares, inclusive buscando colocar a TIC na agenda do governo brasileiro no mesmo patamar do biocombustível.

Cosentino avalia que, para o Brasil ser um dos líderes globais, é preciso investir nas pessoas, melhorando sua capacitação técnica e fortalecendo o inglês como segunda língua. “É uma questão de treinamento de pessoas basicamente”, disse ele em entrevista à HSM Management.

Com o fortalecimento de nosso capital intelectual, que também decorre de nos dedicarmos a atividades de maior valor agregado, teremos condições de gerar mais produtos que consigam colocar a produção nacional em destaque no mundo.

Forças brasileiras

Temos nossas forças: “o Brasil tem algo que a maioria dos países líderes na oferta de mão de obra hoje não tem: a inteligência de montar um produto”. A comparação comum é com a indústria indiana. Para ele, os indianos são excelentes em fazerem partes de códigos, mas falham no retorno das partes. “Quando o código volta, alguém tem de unir tudo e vender como um produto. E onde está o valor agregado? Na montagem do produto”, ressalta.

Um software é composto de várias partes e o Brasil consegue cuidar de todo o processo: da ideia à venda, passando pela concepção, execução e empacotamento do projeto. “Já a Índia seria o equivalente ao setor de autopeças”, resume.

Outros fatores que pesam a favor do Brasil são a proximidade dos mercados consumidores dos Estados Unidos ou da Europa, a estabilidade democrática e econômica, o respeito à individualidade e a falta de conflitos religiosos ou terrorismo. A violência urbana, porém, é um entrave.

Falta investimento em imagem

“Está faltando marketing ao País”, disse Cosentino, quando perguntado sobre por quê não estamos no radar de grandes empresas como fornecedores de inovações tecnológicas. É por esse motivo que a Brasscom defende a marca Brasil em TI. “Quando se consegue construir essa marca, tudo muda”.

Ele ainda observa que é preciso que os brasileiros acreditem nos produtos que têm. Há empresários do País que acreditam que sua empresa valerá mais aos olhos dos investidores se instalarem um software estrangeiro. Na opinião de Cosentino, esse é um pensamento equivocado, porque o investidor que se volta aos mercados emergentes responde pelas decisões que abrangem todos os segmentos de produtos de mercados emergentes. “Ele valoriza que a empresa em que investe use produto nacional que seja bom”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s