Fibras ajudam a reforçar sua saúde

As fibras alimentares podem ser grandes aliadas da alimentação saudável e do bem-estar, como uma fonte de proteção para o corpo humano. Elas não podem ser digeridas por nosso organismo, mas, mesmo assim, não deixam de ter papel fundamental no bom funcionamento de todo nosso sistema digestivo, como explica a nutricionista Flavia Sguario, da Paraná Clínicas Planos de Saúde Empresariais.

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As fibras estão presentes em frutas, verduras, legumes, cereais e algumas porções desses alimentos não são absorvidas pelo organismo, assim, transformam-se em agentes de “limpeza” do nosso intestino, auxiliando na regulagem, bom funcionamento e até no emagrecimento. “As fibras podem ser fermentadas por bactérias que vivem em nosso intestino. Esses micro-organismos formam substâncias chamadas ácidos graxos de cadeia curta, que servem como energia para as células do intestino, deixando-o íntegro e saudável”, explica Flavia. “Um intestino em perfeito funcionamento também evita a passagem de substâncias tóxicas, que precisariam ser metabolizadas pelo fígado e eliminadas pelo rim, ou seja, elas ajudam a evitar a sobrecarga desses órgãos”.

Tecnicamente elas se dividem fibras solúveis e insolúveis. As primeiras absorvem água do nosso organismo e, assim, se transformam em um gel poderoso, capaz de eliminar a gordura que fica em nossas artérias, evitando que essa mesma gordura seja absorvida pelo intestino, formando uma proteção natural contra várias doenças. Já as insolúveis ajudam a regular o bom funcionamento do intestino. Elas não absorvem água, mas também estão presentes em alimentos simples e fáceis de encontrar, como as verduras, legumes, frutas e trigo, arroz e pães integrais.

Para quem quer combater o mau colesterol, controlar a diabetes e prevenir doenças é importante que elas façam parte do cardápio diário. Como não possuem calorias significativas as fibras também não engordam. Uma outra vantagem é que elas promovem a sensação de saciedade, o que ajuda em uma dieta para emagrecimento e reeducação alimentar. Mas, ao consumir mais fibras, você não pode esquecer de beber mais líquidos, de preferência água.

Mas não é porque elas trazem todos esses benefícios que você deve comer só fibras. O consumo exagerado pode causar a redução da biodisponibilidade de nutrientes, ou seja: como elas não são absorvidas pelo organismo, não carregam consigo os nutrientes necessários para garantir que seu corpo tenha a quantidade necessária para manter a sua saúde.

Os adultos devem ingerir de 20 a 30 gramas de fibras por dia, que equivalem a 1 colher de sopa de farelo de trigo, 1 prato de salada bem colorido e 3 frutas. Já as crianças, após os dois anos, já podem começar a se alimentar com fibras. Para saber a quantidade, soma-se a idade da criança mais 5 gramas por dia. Por exemplo, uma criança de 5 anos deve consumir 10g de fibras por dia, o que equivale a 1 concha de feijão cozido, um pãozinho francês, um pires de acelga cozida e uma fatia média de abacaxi.

Fonte: Paranashop.

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por adrianobombeirodf Postado em Saúde

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