O código da liderança

David Ulrich:

A maior autoridade em gestão de recursos humanos do mundo engaja congressistas a aplicarem em seus negócios todos os conceitos passados nos três dias de palestras da Expo Management 2010. Confira!

“Vim aqui especialmente dizer aos senhores sobre toda a diferença que existe entre ser um ótimo líder e promover a liderança”, diz David Ulrich professor de Management na Ross School of Business da universidade de Michigan e autor de mais de 100 artigos e 15 best-sellers sobre liderança e gestão estratégica de pessoas no último dia da Expo Management 2010.

Com o auditório cheio, o palestrante parabenizou os congressistas pela busca de informação e sugeriu que cada um dos participantes aproveitem todo o conhecimento adquirido nas palestras promovidas pela HSM para repensar os negócios de suas empresas.

Ele citou como os conceitos de cocriação e marketing 3.0 mencionados por Philip Kotler, os estágios de declínio apresentados por Jim Collins e sobre como o modelo proposto por Vijay Govindarajan de conceber estratégias para o futuro estão entrelaçados à figura do líder e são ferramentas poderosas para se criar a liderança nas organizações.

O ponto de partida pode ser repensar as diferenças entre ser líder e promover ambientes de liderança. Para isso, torna-se fundamental entender quais são os códigos e elementos de liderança presentes no papel do líder enquanto desenvolvedor de capital humano, estrategista, gestor de talentos, executor e profissional capacitado. “Todos nós temos uma pré-disposição para uma ou outra competência, mas para promover um ambiente de liderança é preciso desenvolver todas elas”, diz Ulrich.

As etapas que criam a marca e identidade de liderança em uma organização estão atreladas à habilidade do líder em expressar esta nova prática, expondo aos players a necessidade do modelo que está sendo proposto. Depois, é preciso realizar a avaliação e capacitação dos líderes atuais, realizando um investimento e a mensuração das mudanças, além de conscientizar as pessoas sobre a criação desta nova marca. “A marca da liderança significa transformar as expectativas dos clientes e investidores em ações dos funcionários por meio de comportamentos de liderança.”

Para se criar esta nova marca e ambiente com liderança, o professor atenta para o fato de que os líderes devem estar focados no próximo, sempre se perguntando ‘como posso ser um líder melhor?’ e propõe que cada um dos congressistas presentes se perguntem:

• Eu tenho uma marca pessoal de liderança?

• Eu preservo recursos físicos?

• Eu desenvolvo minha agilidade intelectual?

• Eu crio reservas emocionais?

• Eu construo redes sociais?

• Eu tenho fundamentos éticos?

No entanto, Ulrich alerta que um líder dá mais do que recebe e, por isso, deve oferecer atitudes éticas e estratégia que visa o crescimento saudável da empresa. “O líder vive em um display e todas as ações tomadas por ele são percebidas pelos seus liderados”.

Ele conta que certa vez em um treinamento desafiou os presentes desabotoando seu paletó. “No dia que chegava com ele abotoado, todos fechavam os seus e no outro dia quando o mantive aberto, todos também desabotoaram os seus. Até que um dos alunos veio me perguntar qual modo era o correto”.

Ao fim de sua palestra, David Ulrich questiona os congressistas sobre como eles irão aplicar o conhecimento adquirido nesses três dias de evento e ressalta: “O desafio de todo o treinamento é que ele não se transforme em uma atividade turística. Então, comece se perguntando: como as histórias e experiências vividas aqui vão mudar suas atividades?”, conclui o professor.

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por adrianobombeirodf Postado em Gestão

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