A VANTAGEM DOS VALORES

clip_image002

A MISSÃO SUBLlMINAR DAS EMPRESAS O QUE INSPIRAAS EQUIPES, ESCREVE CONSULTOR, CITANDO O BRASIL

clip_image004Não há melhor setor do que o dos esportes para demonstrar que uma liderança inspiradora e valores sustentáveis revelam o melhor das pessoas. No esporte profissional, o objetivo de uma equipe é ser mais forte e veloz que o adversário. Ganha quem superar o oponente e atingir o desempenho máximo. Os treinadores que adotam estratégias transformadoras para triunfar nos jogos oferecem lições muito relevantes, que servem como metáforas para os líderes de negócios que perseguem o crescimento sustentável.

Todo fanático por futebol lembra-se da crise que a Espanha enfrentou depois da derrota contra a Suíça, na primeira rodada da Copa do Mundo de 2010. Como resposta a esse tropeço, o técnico espanhol Vicente Oel Bosque não impôs treinamentos extras, nem castigos. Só manteve uma série de reuniões com o time, nas quais se exaltaram as virtudes do trabalho em equipe e a entrega pessoal em benefício do conjunto. Esse enfoque adotado por Oel Bosque uniu e inspirou seus jogadores e permitiu que a Espanha conquistasse sua primeira Copa do Mundo.

Há pouco tempo, no futebol americano os treinadores atuavam como sargentos. Agora, os com mais sucesso adotam estilos de liderança baseados em valores. Os últimos seis ganhadores do Super Bowl assumiram a linha “conecte e colabore”, que obtém o melhor das pessoas. O objetivo é o mesmo: ganhar, mas eles repensaram a forma de atingir essa meta.

 

clip_image006Os mais exitosos treinadores esportivos perceberam o que muitos no ambiente corporativo estão reconhecendo: em um mundo horizontal, transparente e hiperconectado, a natureza da liderança mudou. As fontes de poder -as informações e as ideias são infinitas. Por exemplo, para que reter informação, se as ferramentas de busca da internet a distribui gratuitamente? Os líderes dinâmicos já não exercem seu poder “sobre” as pessoas, mas sim “com” as pessoas.

COMPORTAMENTO COERENTE

Como fundador e CEO de uma empresa que ajuda outras a desenvolver uma cultura corporativa ética, com frequência comprovo quanto as operações das organizações estão visíveis. Entramos no que chamo de era do comportamento, na qual, com o perdão do trocadilho, a geração de valor -benefício além do custo começa em assumir valores -princípios e companhia. E a nova moeda é a conduta coerente.

Na atual economia do conhecimento, não importa o que uma empresa diz fazer ou representar, mas sim como faz e de que maneira vive os valores que a diferenciam. A forma como se comunica, trabalha, se relaciona com os outros, toma decisões e mantém coerência em suas ações constitui sua fonte duradoura de vantagem competitiva.

Como os líderes alcançam esse patamar ideal? Antes de tudo eles precisam de suas equipes. Existem três formas de fazer uma pessoa atuar: coerção, motivação e inspiração.

· Coerção. Requer investimento em burocracia.

· Motivação. Acaba sendo custosa e implica risco, porque raramente consegue unir os indivíduos em torno de um propósito maior.

· Inspiração. Os líderes inspiradores perseguem um significado que vai além do imediatismo e descobrem que os grandes resultados vêm de funcionários que acreditam não apenas no potencial de sucesso da empresa, mas também no que chamo de sua missão subliminar.

SOUTHWEST, GE, CISCO E A BRASILEIRA CI& T

 
  clip_image008

Quando perguntaram a Herb Kelleher, fundador da Southwest Airlines, se temia perder o controle da organização, ele respondeu: “Nunca tive controle, nem busquei. Se você cria um ambiente no qual as pessoas realmente participam, não precisa ter controle, elas sabem fazer o trabalho”. Sua empresa não deixou de ser rentável desde sua fundação, em 1971.

clip_image010Jeffrey Immelt, CEO da GE, disse que, para ser grandiosa, uma corporação tem de antes ser boa. A liderança inspiradora economiza dinheiro, melhora a produtividade e dá resposta rápida às mudanças. A Ci& T, empresa brasileira de serviços de TI, lançou um programa interno de empreendedorismo, no começo de 2011, e deu a seus colaboradores a liberdade de desenvolver os próprios projetos. A primeira ideia implementada foi trazida pelo CEO da companhia, Marcio Cyrillo: uma aplicação de iPhone para pessoas que praticam corrida.

“EXISTEM TRÊS FORMAS DE FAZER UMA PESSOA ATUAR:

COERÇÃO, MOTIVAÇÃO

E INSPIRAÇÃO. OS LÍDERES INSPIRADORES PERSEGUEM UM SIGNIFICADO QUE VAI ALÉM DO IMEDIATISMO”

O CEO da Cisco, John Charnbers, atribui seu sucesso como líder a sua decisão de adotar uma modalidade de liderança mais colaborativa, que implica “envolver as pessoas na tomada de decisões, escutando suas ideias, encontrando pontos de acordos e atraindo comprometimento da equipe”, explica.

clip_image012

VALORES DE DOIS TIPOS

Todo comportamento é guiado por valores e há apenas dois tipos:

· os situacionais e

· os sustentáveis.

As relações impulsionadas por valores situacionais envolvem cálculos sobre o que está disponível aqui e agora. Ligam-se a explorar oportunidades no curto prazo e não a viver coerentemente com os princípios que sustentam o sucesso no longo prazo.

Os valores sustentáveis, ao contrário, estão vinculados ao que devemos fazer e não ao que podemos fazer e, em consequência, apoiam as relações ao longo do tempo. Transparência, integridade, honestidade, verdade, responsabilidade compartilhada e esperança são valores que nos conectam profundamente e formam uma fonte de motivação da liderança inspiradora. Elas servem como baluarte contra perdas e danos, enquanto guiam e impulsionam condutas que desencadeiam a inovação e aprofundam as conexões.

Na história recente, várias vezes, temos nos guiado por valores situacionais. O colapso econômico de 2008 ocorreu porque muitas empresas financeiras se mantiveram desconectadas de seus valores fundamentais e de seu pensamento sustentável de longo prazo. Passaram longe da interdependência moral que define o mundo de hoje.

EXEMPLO E RISCO BRASIL

O presidente dos EUA, Barack Obama, descreveu bem a transformação econômica do Brasil, no discurso que fez no Rio de Janeiro em março de 2011. “Durante a última década, o progresso feito pelo povo brasileiro tem inspirado o mundo. Mais da metade deste país é considerada de classe média. Milhões foram libertados da pobreza. Pela primeira vez, há esperança em vez de medo”, disse Obama.

Acredito que a esperança não é apenas um valor sustentável, mas também a mais grandiosa estratégia que a humanidade já conheceu. Inspira-nos a ver o mundo como uma fonte de significado. Sem esperança não pode haver inovação ou prosperidade duráveis. Devido à esperança endêmica, ao crescimento econômico e à quantidade de empresas florescendo, o Brasil tem muito que ensinar às outras nações sobre como alcançar vantagem competitiva com sustentabilidade.

Porém, a não ser que pessoas e organizações mudem a forma de pensar a respeito de como fazer as coisas, corremos o risco de encalhar por anos em um ciclo de crises e nervosismo. Só os valores sustentáveis e a liderança inspiradora nos guiarão por um caminho de progresso duradouro para a humanidade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s